Automação de Processos de Negócio

Modelagem e Automação de Processos de Negócio de acordo com a disciplina gerencial BPM (Business Process Management)

Pesquisador responsável: Prof. Dr. Maurício F. Galimberti

1. Descriçãohttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208102

O projeto, atualmente, visa a realização de modelagem e automação de processos de negócio acadêmicos utilizando os princípios e práticas da disciplina gerencial alinhada aos fundamentos da gestão por processos de negócio (BPM). 

A partir das experiências e com o amadurecimento da área de BPM dentro do ambiente da organização é proposto a implantação de um Escritório de Automação de Processos de Negócio (EAPn). Assim, a segunda linha de pesquisa, ampliando o escopo do projeto, visa aprofundar os conhecimentos sobre a implantação do EAPn, pesquisando sobre a viabilidade e benefícios da implementação e principalmente, propor um modelo para sua estruturação e implantação em Instituições de Ensino Superior (IES). 

Atualmente o projeto é focado nas demandas acadêmicas do departamento da área de informática (INE) no centro acadêmico da área tecnológica (CTC) e caminha para a expansão para demais departamentos e centros da universidade , sendo a implementação e estudo de viabilidade do EAP relativos aos serviços estejam relacionados somente à automação de processos e negócios.

Para a  modelagem e automação dos processos de negócio é utilizando um BPMS (Business Process Management Suite/System) que esteja alinhado a disciplina gerencial BPM e a notação de modelagem de processos de negócio Business Process Model and Notation (BPMN). Os processos apresentados são resultantes da criação do Escritório de Automação de Processos de Negócios (EAPn), sendo eles:

  • Afastamento Nacional (inclusive com Diárias e Passagens)
  • Afastamento Exterior (Inclusive com Diárias e Passagens)
  • Diárias e Passagens para Convidado
  • Estacionamento
  • Solicitações de Correções e Melhorias
  • Cadastro para Acesso ao SIASG

Os processos foram modelados com o guia de modelagem desenvolvido no EAPn para o BPMS Bizagi e remodelado, automatizado e implantado com o BPMS Bonita, o que fez com que o Guia fosse completamente reestruturado e foi submetido para nova publicação.

2. Objetivos 

Implantar em um ambiente acadêmico a cultura de gerenciamento por processos de negócios através de práticas que tem por objetivo otimizar os processos de negócios para aumentar os resultados da organização (UFSC) e satisfação dos cliente. A implementação da visão de gerenciamento por processos negócio na UFSC é fundamentada na falta de uma disciplina que rege o gerenciamento de processos da instituição. Por estes processos não serem gerenciados, há o risco de existir ineficiência durante suas execuções, que podem se tornar problemas mais sérios com o passar do tempo. Tendo em vista que estes processos influenciam outros processos de diversos departamentos da universidade, aumentando ainda mais a abrangência de possíveis problemas num contexto geral de universidade.

O gerenciamento de processos de negócio é muito importante para o bom funcionamento da instituição, pois permite a melhora contínua de processos e serviços. Além disso, pode diminuir significativamente o tempo e trabalho necessários para automatizar os processos acadêmicos, trazendo benefícios para a universidade.

Através da implementação da disciplina gerencial BPM na estratégia organizacional da instituição  é obtido como benefícios principais:

  • Padronização de processos
  • Redução de falhas e de desperdícios de recursos
  • Análise e mensuração de resultados
  • Melhoria na comunicação
  • Transparência

Para isso, é pretendido estabelecer um modelo centrado em automação de processos de negócios, como na forma de um EAPn. Um EAPn poderá vir a solucionar problemas localizados que, comumente, não são automatizados devido a grande demanda que os setores de TI recebem das IES, ou são automatizados de forma inadequada pela visão de desenvolvimento de novos sistemas. Com isso, espera-se definir as interfaces do EAP tanto com departamentos de TI como com Escritórios de Processos de Negócios, e ainda com equipes internas do EAP. 

3. Resultados 

Os processos estão disponíveis aos usuários através do link https://processos.ufsc.br/, nele se encontram a modelagem e o acesso para o portal de execução dos processos automatizados. 


O acesso a documentação está disponível através do link: https://documentacao.processos.ufsc.br/.

Os processos automatizados são disponibilizados no Portal de Processos desenvolvido pelo EAPn permitindo ao usuário iniciar, consultar e realizar tarefas relacionadas aos processos disponíveis. O acesso ao Portal é feito através do link: https://processos.ufsc.br/bonita/apps/eapnPortal/Processos/.

O método inicialmente utilizado, criado pelo EAPn,  para modelagem e automação de processos de negócio, está relatado em um Relatório Técnico resultantes da automação dos processos de Afastamento Nacional (inclusive com Diárias e Passagens), Afastamento Exterior (Inclusive com Diárias e Passagens) e Diárias e Passagens para Convidado. Este método gerou um TCC e também foi completamente refeito para automação final e está em fase de submissão para publicação.

O relatório técnico, referenciado em [1],  compartilha os resultados do guia/manual de modelagem e automação tendo por objetivo auxiliar a comunidade acadêmica da UFSC interessada e envolvida com processos de negócio, mais especificamente interessados em automação de processos de negócios .

4. Publicações

As publicações seguem atualizadas na respectiva seção da Wiki do EAPn.

 

Equipe: Maurício F. Galimberti, Antonio C. Mariani, José E. De Lucca, Sergio Peters, Gustavo V. Cordeiro, Jhonata V. Tridapalli,