Publicações

Publicações em Periódicos:

Galimberti, M. F.; Zanella, A. Active Internationalization of Software Enterprises: Scale Development and Validation. In: Journal of Technology Management & Innovation, 14(2), p. 3-13, 2019.

Galimberti, M. F., Wazlawick, R. S. (in press). Success Factors for Active Internationalization of Small and Medium-Sized Software Enterprises: Case Analyses from France and Brazil. In: International Journal of Management and Enterprise Development. 2016.

Galimberti, M. F.; Wazlawick, R. S. Active Internationalization of Small and Medium – Sized Software Enterprises – Cases of French Software Companies. In: Journal of Technology Management & Innovation, v. 10, p. 99-108, 2015. <http://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242015000400011>

Capítulos de livros publicados

SILVA, A. O. ; RAMOS, VINICIUS F. C. . Perspectivas de Ingressantes em Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação: Uma visão dos estudantes na disciplina introdutória de algoritmos e programação. In: Patrícia Jantsch Fiúza; Robson Rodrigues Lemos. (Org.). Metodologias Colaborativas e Tecnologias Interativas na Educação. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2019, v. 1, p. 1-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

Colin, M.C., Galimberti, M.F., & Wazlawick, R.S. (2019). Proposal of a user interaction model in CASE tools based on metaphors and touch screen technology. Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC 2019, Vitoria, ES, Brazil, October 22-25, 2019. p. 39:1 – 39:7. <https://doi.org/10.1145/3357155.3358432>

SCHOEFFEL, PABLO ; WAZLAWICK, RAUL SIDNEI ; RAMOS, VINICIUS FARIA CULMANT ; VAHLDICK, ADILSON ; SOUZA, MARCELO DE . Evaluation of an Instrument to Identify Factors that Impact the Motivation and Engagement of Undergraduate Students in Computing. In: 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018, San Jose. 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018. p. 1.

SCHOEFFEL, PABLO ; WAZLAWICK, RAUL SIDNEI ; RAMOS, VINICIUS FARIA CULMANT . Using Multiple Active Teaching-Learning Approaches in Software Project Management: A longitudinal analysis of students? motivation and learning. In: 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018, San Jose. 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018. p. 1.

SCHOEFFEL, PABLO ; WAZLAWICK, RAUL SIDNEI ; RAMOS, VINICIUS FARIA CULMANT ; VAHLDICK, ADILSON ; SOUZA, MARCELO DE . Identification of Pre-University Factors that Affect the Initial Motivation of Students in Computing Programs: A multi-institutional case study. In: 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018, San Jose. 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018. p. 1.

MACHADO, MATHEUS ; CECHINEL, CRISTIAN ; RAMOS, VINICIUS . Comparação de diferentes configurações de bases de dados para a identificação precoce do risco de reprovação: o caso de uma disciplina semipresencial de Algoritmos e Programação. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@6ad3b710. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 1503-1512.

SCHOEFFEL, PABLO ; RAMOS, VINICIUS ; WAZLAWICK, RAUL ; VAHLDICK, ADILSON ; SOUZA, MARCELO DE . Mapping Factors that Impact on Motivation of Undergraduate Students in Software Engineering: A case study. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. org.crossref.xschema._1.Title@4b4ae17a. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 963-972.

Machado, M. F. B. ; CECHINEL, C. ; RAMOS, V. F. C. . Identificação precoce de estudantes em risco de reprovação em disciplinas semipresenciais de programação de computadores. In: Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais (SITED), 2018, Araranguá. Anais do II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais ? SITED 2018, 2018. p. 184-190.

VAHLDICK, ADILSON ; SCHOEFFEL, PABLO ; LIZ, FERNANDO BORGUESAN ; WAZLAWICK, RAUL ; RAMOS, VINICIUS . Maior Frequência na Aplicação de Instrumentos de Avaliação em uma Disciplina Introdutória de Programação: Impactos no Desempenho e Motivação. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2018, Fortaleza. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 739-748.

SCHOEFFEL, PABLO ; WAZLAWICK, RAUL SIDNEI ; RAMOS, VINICIUS . Impact of Pre-University Factors on the Motivation and Performance of Undergraduate Students in Software Engineering. In: 2017 IEEE 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T), 2017, Savannah. 2017 IEEE 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEE&T), 2017. v. 1. p. 266-275.

Ramos, V., Wazlawick, R., Galimberti, M., Freitas, M., & Mariani, A. C. (2015). A Comparação da Realidade Mundial do Ensino de Programação para Iniciantes com a Realidade Nacional: Revisão sistemática da literatura em eventos brasileiros. In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Vol. 26, No. 1. 2015. <http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.318>

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

SCHOEFFEL, PABLO ; WAZLAWICK, RAUL SIDNEI ; RAMOS, VINICIUS FARIA CULMANT . Motivation and Engagement Factors of Undergraduate Students in Computing: A systematic mapping study. In: 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018, San Jose. 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2018. p. 1.

Resumos publicados em anais de congressos

RAMOS, VINICIUS F. C.; SILVA, A. O. ; ESPINDOLA, M. B. . Monitoria em Programação de Computadores: Desafios e Potencialidades. In: Twelfth Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO 2017), 2017, La Plata. XII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), 2017. v. 1.

Livros publicados/organizados ou edições

WAZLAWICK, R. S.. Introdução a Algoritmos e Programação com Python: Uma abordagem dirigida por teste. 1. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2017. v. 1. 226p .